Terceira idade: como ter mais qualidade de vida depois da aposentadoria

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A expectativa de vida no Brasil tem crescido de forma constante. Segundo os dados mais recentes do IBGE, ela é de 79,6 anos para as mulheres e 72,5 anos para os homens. 

E a tendência é que essa projeção continue a crescer ano a ano, o que, aliado à queda nas taxas de natalidade, aponta para um aumento da população aposentada. 

Além de ser necessário um planejamento financeiro a fim ter uma aposentadoria tranquila em tempos de longevidade, há outros passos que ajudam a viver com mais qualidade essa etapa da vida. 

Listamos aqui quatro conselhos que podem ser de grande valia.

1. De olho na saúde

Este talvez seja o tópico mais importante. Adotar uma vida com atividades físicas e alimentação saudável aumenta o bem-estar para usufruir da vida de aposentado(a). 

Fuja do sedentarismo, praticando atividades físicas que sejam  do seu gosto e estejam dentro dos seus parâmetros físicos. 

Para isso, é importante consultar médicos que possam avaliar o que melhor se encaixa em suas condições e que possa funcionar até como hobbie. 

Há opções populares de atividade física para quem está acima dos 50/60 anos: caminhadas, pilates e hidroginástica são bons exemplos. 

Outra medida fundamental neste quesito é cuidar da alimentação. A idade requer um zelo muito maior com o que se come. 

Como idosos tendem a tomar mais remédios por conta das doenças crônicas, o paladar fica alterado e os alimentos são restringidos de acordo com enfermidades mais comuns, como as que se referem ao controle da pressão e diabetes. 

Tomar bastante água, reduzir o consumo de sal e açúcar e ter sempre frutas e legumes no cardápio é essencial.

2. Vida social permanente

A aposentadoria costuma provocar o sentimento de inutilidade e pode levar a um vazio existencial. 

A depressão na terceira idade tem sido registrada como cada vez mais comum. Por isso, é fundamental manter uma vida dinâmica, com entretenimento e contatos sociais. 

Uma das fontes de prazer pode estar relacionada ao tópico anterior, o da saúde. Atividades físicas praticadas em grupo, como caminhadas e hidroginástica, são ótima pedida para a convivência e formação de círculos de amizade. 

Viajar em excursões, fazer idiomas e outros cursos (há vários voltados para essa faixa etária) mantêm a saúde mental em dia. 

Outro aspecto importante e que ainda é cercado de tabus é a vida sexual. Mantê-la ativa na terceira idade contribui para a autoestima e para a saúde também.

3. Mantenha atividades frequentes

Dentro das possibilidades orçamentárias e físicas, é importante manter a independência na terceira idade. 

Para se deslocar pela cidade, siga dirigindo, se gostar, ou use o transporte público. 

Não fique sempre à mercê de parentes e amigos para cumprir as atividade cotidianas, como ir ao médico, fazer compras ou mesmo passear. 

É uma forma de preservar a autoestima, o que contribui demais para o bem-estar nessa fase da vida. 

4. Não esqueça das finanças 

Como dito no início do artigo, as finanças não podem ser a única preocupação para uma aposentadoria de qualidade. 

O dinheiro por si só não garante essa condição. Mas é claro que ele fornece a estabilidade para que se possa ter uma rotina ativa sem tormentos e muitas limitações. 

>> Leia também: Passo a passo para a organização financeira de aposentados 

Há gastos que aumentam com o envelhecimento, especialmente os relacionados à saúde – consultas, exames, remédios… O ideal é que se pense desde cedo nas economias para ter uma aposentadoria mais segura. 

Não dependa apenas do INSS, busque poupar de outras formas, como planos de aposentadoria privada,  investimentos ou um empréstimo consignado. O importante é ter um capital que será fundamental quando chegar o momento. 

Saúde, vida social, rotina independente e finanças equilibradas são quatro pilares importantes para uma aposentadoria com qualidade! 

Infinity

Infinity

Somos uma plataforma de crédito digital, especializada em crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos federais. Serviço gratuito, não cobramos taxas ou depósitos antecipados para liberação de empréstimo.

Comentários

error: Conteúdo protegido!!

IMPORTANTE

A Infinity não cobra nenhum tipo de depósito ou pagamento antecipado para liberação de crédito. Nosso serviço é gratuito. Caso alguém use o nome da Infinity para veicular propaganda enganosa oferecendo empréstimos e ainda, condicionando ao depósito antecipado de um “seguro fiança” ou outro tipo de taxa não aceite. Pessoas menos atentas acabam se deslumbrando com algumas propostas de crédito, efetuam o depósito antecipado e acabam caindo no golpe de criminosos. Se acontecer de sua empresa receber contato para a contratação de serviços de mídia externa e/ou campanhas publicitárias com essas características, esteja atento e imediatamente denuncie à Polícia Civil. Em caso de dúvidas, entre em contato por um dos nossos canais oficiais constantes neste site.