Planejamento financeiro 2020: dicas de especialista para conquistar seus objetivos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O fim do ano está chegando, e se você deseja um 2020 mais próspero, precisa fazer o seu planejamento financeiro! 

E como sabemos que essa pode não ser uma tarefa simples, principalmente para quem nunca teve o hábito de se organizar financeiramente, entrevistamos a consultora e terapeuta financeira Regina Álvares para contar como fazer um planejamento financeiro realmente efetivo no próximo ano! 

>> Confira mais conteúdo sobre educação financeira no nosso blog

[Infinity] Para começar, pode explicar o que é um planejamento financeiro e por que ele é importante? 

[Regina Álvares] O planejamento financeiro é uma ferramenta de administração financeira que possibilita a organização das finanças. Cria-se a partir da visualização da situação atual e de estratégias para atingir objetivos de maneira assertiva. 

Sua importância está direcionada à tomada de decisão de maneira consistente e saudável e cria oportunidades de promover melhorias e mudar o rumo, se não estiver adequado. 

[Infinity] Qual é o momento ideal para fazer um planejamento financeiro?

[Regina Álvares] O momento certo é quando a pessoa decide realinhar a sua vida financeira atual e projetar como deseja estar no futuro. Quando decide realizar sonhos e se empenhar, por meio do autoconhecimento, em mudar comportamentos que estão comprometendo o alavancar da vida pessoal e impactando no desenvolvimento profissional. 

[Infinity] E qual é o passo a passo para fazer um planejamento financeiro realmente eficiente?

[Regina Álvares] Para realizar o planejamento financeiro é necessário: definir prioridades; fazer uma lista de objetivos; mapear o “eu” financeiro, por meio de um diagnóstico da vida financeira; mudar comportamentos e criar novos hábitos. 

Para fazer um planejamento financeiro para 2020 você pode começar decidindo aonde deseja estar nessa mesma época, no próximo ano. 

Com isso, poderá definir ações para atingir os objetivos traçados dentro do prazo. Quando avaliamos o quanto estamos perto ou distantes dos sonhos, criamos o denominador necessário para continuar.  

Como segunda fase, faça um diagnóstico financeiro para descobrir o que gasta, como gasta, quanto gasta. Se tiver renda fixa, esse diagnóstico pode ser feito apenas uma vez por ano. Se sua renda for variável faça o por três meses ou sempre que tiver mudanças significativas de faturamento.

Por fim, mude comportamentos, reveja suas crenças sobre dinheiro, mude hábitos e adote a educação financeira como seu novo projeto de vida. 

[Infinity] Quem tem dívidas também pode fazer um planejamento financeiro?

[Regina Álvares] Sim, pois o rompimento do ciclo do endividamento ocorre com a tomada de consciência sobre o que está acontecendo na vida financeira. O conhecimento ajuda a criar um novo cenário.

Ao aprender a priorizar o que é importante, como controlar gastos, aprender a dizer “não” àquilo que o distancia de realizar seus sonhos, o fortalece para mudanças necessárias à negociação de dívidas e criação de novos hábitos. 

[Infinity] A falta de disciplina costumam ser um dos principais obstáculos para a organização financeira. Pode dar algumas dicas para manter o foco? 

[Regina Álvares] Para atingir a disciplina financeira é necessário fazer um planejamento financeiro. 

Ter a consciência de como é sua vida financeira e do que será necessário para alcançar seus objetivos o leva a tomar as atitudes necessárias para que o planejamento seja cumprido. 

Só tendo disciplina será possível transformar uma ação em um hábito e abraçar a educação financeira como uma constante na sua vida. 

Minha dica é ver a disciplina como uma aliada. Saber que realizar sonhos depende de um bom planejamento financeiro, ou seja, estabeleça metas e comemore os resultados. 

[Infinity] Que dica você dá para quem nunca conseguiu se organizar financeiramente e quer mudar de vida em 2020?

[Regina Álvares] Estabelecer um propósito fará uma grande diferença para ter o prazer de organizar-se financeiramente. Listar tudo aquilo que ajudaria no alcance do propósito definido é um grande impulso para conseguir se organizar com disciplina. 

Também recomendo buscar um orientador financeiro, que tem como principal papel ajudá-lo a entender o que o impede de ter uma vida financeira saudável e fornecer o suporte para construção de uma nova vida pautada no comprometimento da realização dos sonhos. 

Infinity

Infinity

Somos uma plataforma de crédito digital, especializada em crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos federais. Serviço gratuito, não cobramos taxas ou depósitos antecipados para liberação de empréstimo.

Comentários

error: Conteúdo protegido!!

IMPORTANTE

A Infinity não cobra nenhum tipo de depósito ou pagamento antecipado para liberação de crédito. Nosso serviço é gratuito. Caso alguém use o nome da Infinity para veicular propaganda enganosa oferecendo empréstimos e ainda, condicionando ao depósito antecipado de um “seguro fiança” ou outro tipo de taxa não aceite. Pessoas menos atentas acabam se deslumbrando com algumas propostas de crédito, efetuam o depósito antecipado e acabam caindo no golpe de criminosos. Se acontecer de sua empresa receber contato para a contratação de serviços de mídia externa e/ou campanhas publicitárias com essas características, esteja atento e imediatamente denuncie à Polícia Civil. Em caso de dúvidas, entre em contato por um dos nossos canais oficiais constantes neste site.