Confira sete livros para conhecer mais sobre educação financeira 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Ler é atividade indispensável para se ter uma mente saudável e acumular conhecimento. E se você quer saber sobre dicas para ter uma vida financeira equilibrada ou simplesmente ler grandes histórias de sucesso nesse campo, há ótimas obras disponíveis. 

Confira sete livros que abrangem aspectos diferentes do tema e certamente irão agregar aos seu repertório: 

>> Gosta desse tipo de conteúdo? Aproveite para conhecer a seção de educação financeira em nosso blog

1. “Casais inteligentes enriquecem juntos”

Escrito pelo professor e palestrante brasileiro Gustavo Cerbasi, chegou a ser um dos títulos mais vendidos em 2009, segundo a revista Veja. 

Na obra, o autor mostra como os casais devem atuar juntos na administração das finanças, agindo em parceria para que os frutos sejam melhores. 

A premissa do livro, que serviu de inspiração para o filme “Até que a morte nos separe”, é de que os casais normalmente pouco conversam sobre o assunto e isso é prejudicial para que os objetivos sejam atingidos. 

No transcorrer dos capítulos, Cerbasi dá diversas dicas de estratégias que vão desde a aquisição de bens até a condução dos gastos com filhos.

2. “Cartas a um jovem investidor” 

Outro livro escrito por Gustavo Cerbasi. Em forma de cartas, o autor divide sua própria experiência e dá dicas para quem quer vencer no universo dos investimentos. 

O aspecto mais interessante da obra está justamente no fato de o escritor compartilhar sua vivência, permitindo ao leitor familiarizar-se com os métodos e tentar aplicá-los para alcançar seu objetivos financeiros. 

De forma muito didática é possível compreender que se tornar um investidor pode ser muito mais simples do que parece.

3. “Os segredos da mente milionária”

Escrito pelo empresário e palestrante canadense Thomas Harv Eker, o livro defende que as possibilidades de ganhar dinheiro estão relacionadas a aspectos mentais. 

O autor propõe conceitos e hábitos para ter sucesso na vida financeira. Ele lista 17 formas de pensar e agir que separam os milionários dos outros seres humanos.

Este livro é muito interessante pois ajuda a modificar a mentalidade para quem deseja começar a poupar, se organizar financeiramente e se tornar próspero.

Uma das frases que marcam a obra é:

“Pensamentos conduzem a sentimentos…. Pensamentos conduzem a sentimentos. Sentimentos conduzem a ações. Ações conduzem a resultados”.

Em outras palavras, a mudança do padrão mental, dos hábitos e a determinação poderão contribuir para uma mudança financeira significante na sua vida.

>> Leia também Viajar no fim do ano: 6 dicas para organizar as finanças

4. “O homem mais rico da Babilônia” 

Escrito por George S. Clason, o livro tornou-se um clássico do gênero ao tomar como base comportamentos de habitantes da antiga e opulenta civilização Babilônia para mostrar caminhos de manejo dos recursos pessoais de forma inteligente, evitando escassez e usando a sabedoria. 

O interessante do livro é o enfoque que dá ao cultivo das aptidões como central para ter uma boa vida financeira.

5. “Pai rico, pai pobre”

Possivelmente o mais famoso entre os títulos sobre vida financeira pessoal, este livro, escrito pelo milionário Robert Kiyosaki, foi lançado em 1997. 

O livro aborda a experiência do autor, nascido em uma família de classe média do Havaí, a partir de observações da vida do seu pai e do pai de um amigo, usando-os como alegoria de pobreza e riqueza a partir de formas de agir. 

Este é o livro para quem deseja ter novos hábitos financeiros, entender mais sobre educação financeira e ao mesmo tempo, sobre como é possível administrar a distribuição e potencializar os seus rendimentos com sabedoria.

6. “O investidor inteligente” 

Escrito pelo economista inglês Benjamin Graham, este best-seller tem entre um dos seus mais conhecidos discípulos o bilionário Warren Buffett. 

Apesar de ter sido escrito no fim dos anos 40 do século XX, o livro ainda é reconhecido como a bíblia do mercado de ações. Nele, o autor esmiúça a sua firme disciplina de investimentos.

7. “Sonho grande”

A jornalista Cristiane Correa conta neste livro como o trio de empresários brasileiros Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira construiu em pouco mais de quatro décadas um império que os tornou célebres no mundo inteiro. 

Compradores das importantes marcas americanas (Budweiser, Burger King e Heinz), eles têm suas histórias contadas na obra de forma fluida, o que confere enorme interesse a ela.

Dica bônus:Dinheiro sem medo”

Escrito por Eduardo Amuri, o livro do educador financeiro brasileiro traz uma abordagem muito simplificada e lúcida de lidar com o dinheiro.

Amuri traz a visão a partir de uma “fotografia” simplificada da situação financeira inicial, um método de divisão por quadrantes semanais, que conduzem a uma melhor organização financeira, com grande potencial para transformá-lo de devedor a poupador sem sofrimento.

Outro ponto forte do livro diz respeito a simplificação das ferramentas de apoio na organização financeira, que pode se dar a partir de um papel e caneta e de falar sobre dinheiro de forma “despida”, sem vergonha ou tabu.  

Infinity

Infinity

Somos uma plataforma de crédito digital, especializada em crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos federais. Serviço gratuito, não cobramos taxas ou depósitos antecipados para liberação de empréstimo.

Comentários

IMPORTANTE

A Infinity não cobra nenhum tipo de depósito ou pagamento antecipado para liberação de crédito. Nosso serviço é gratuito. Caso alguém use o nome da Infinity para veicular propaganda enganosa oferecendo empréstimos e ainda, condicionando ao depósito antecipado de um “seguro fiança” ou outro tipo de taxa não aceite. Pessoas menos atentas acabam se deslumbrando com algumas propostas de crédito, efetuam o depósito antecipado e acabam caindo no golpe de criminosos. Se acontecer de sua empresa receber contato para a contratação de serviços de mídia externa e/ou campanhas publicitárias com essas características, esteja atento e imediatamente denuncie à Polícia Civil. Em caso de dúvidas, entre em contato por um dos nossos canais oficiais constantes neste site.