5 dicas para fazer um intercâmbio incrível 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A experiência de realizar um intercâmbio é das mais ricas. Seja para um jovem estudante ou um adulto. 

Viver meses fora do Brasil, aprender um novo idioma, conviver em ambiente estrangeiro, aprender sobre a cultura local… São vários os fatores que, inegavelmente, agregam à vida de quem tem essa oportunidade. 

Mas, para que o período transcorra da melhor forma possível, é bom tomar alguns cuidados. 

Confira 5 segredos para fazer um intercâmbio incrível:

1. Planeje o intercâmbio com boa antecedência

O ideal é que o planejamento do intercâmbio seja feito entre cerca de seis  a doze meses antes da viagem. 

É um tempo generoso, que permite cuidar com calma da documentação (passaporte, visto, exigências de cursos, etc…), comprar passagem aérea e reservar acomodação com preços mais acessíveis, organizar a vida no Brasil para não ter problemas no retorno, entre outras tarefas importantes. 

Planejar com antecedência também permite acompanhar as variações cambiais e escolher o momento mais adequado ao orçamento para adquirir as passagens aéreas, por exemplo.

É mais fácil lidar com a burocracia se não for no atropelo, não é mesmo?

2. Para onde e quando ir? 

A definição de destino do intercâmbio, assim como a época do ano que ele abrangerá, depende de preferências e objetivos de cada um. 

A língua que se quer aprender e o quanto se deseja aproveitar as atrações locais são aspectos que pesam na decisão. Há quem busque cidades mais sóbrias, outras mais agitadas. 

Boa parte dos países mais procurados pelos brasileiros para intercâmbio estão no Hemisfério Norte, o que significa dizer que o verão, estação de maior demanda, ocorre no meio do ano.

Uma boa opção de acomodação é usar o Airbnb para encontrar opções mais baratas

3. Pesquise sobre experiências de intercâmbio

Outra recomendação importante é pesquisar na internet testemunhos pessoais e reportagens que tratam da experiência de brasileiros nos países da sua preferência a fim de extrair informações que serão úteis para sua decisão final. 

Há muitos blogs temáticos a respeito e você pode até obter contatos e trocar ideias com quem já passou pela experiência. 

Certamente, a curiosidade por informação será de grande valia. Esteja aberto a ouvir e procure ler.

4. De olho no idioma

Nos meses que antecedem a viagem, dedique-se a aperfeiçoar a língua do país em que fará o intercâmbio (caso já tenha conhecimentos) ou procure aprender o básico para se virar. 

Ainda que a ideia seja aprender o idioma durante a experiência, uma preparação prévia te fará evoluir mais rapidamente e ter maiores ganhos na hora de se comunicar nos primeiros dias de intercâmbio.

5. Prepare o bolso

Ao planejar com o intercâmbio com boa antecedência, você terá mais facilidade para juntar economias e não passar sufoco nos meses fora do Brasil. 

Claro que os gastos dependerão dos objetivos, mas além dos recursos para pagar a agência, será necessário ter reservas para alimentação, transportes, lazer e até eventuais deslocamentos a outros países – muito comum quando o destino é na Europa. 

Procure fazer um planejamento de suas finanças nos meses prévios à partida e tente projetar economias que deem em um dinheiro adicional. 

Vale também buscar trabalhos extras que gerem uma renda a mais para usar no intercâmbio. 

Dica extra:

Se precisar de recurso para o seu intercâmbio, considere nos consultar. Somos especialistas em empréstimo consignado e cartão de crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos. 

Trabalhamos com uma das menores taxas de juros do mercado e prazos de pagamento super alongados. 

Representamos os melhores bancos e financeiras do país, tais como: Banco Pan, Banco BMG, Banco Itaú, Banco Bradesco, Banco Cetelem, Banco Daycoval, Olé Consignado, dentre outros e estamos preparados para negociar sempre a melhor opção em crédito para você realizar seu intercâmbio com tranquilidade!

Infinity

Infinity

Somos uma plataforma de crédito digital, especializada em crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos federais. Serviço gratuito, não cobramos taxas ou depósitos antecipados para liberação de empréstimo.

Comentários

IMPORTANTE

A Infinity não cobra nenhum tipo de depósito ou pagamento antecipado para liberação de crédito. Nosso serviço é gratuito. Caso alguém use o nome da Infinity para veicular propaganda enganosa oferecendo empréstimos e ainda, condicionando ao depósito antecipado de um “seguro fiança” ou outro tipo de taxa não aceite. Pessoas menos atentas acabam se deslumbrando com algumas propostas de crédito, efetuam o depósito antecipado e acabam caindo no golpe de criminosos. Se acontecer de sua empresa receber contato para a contratação de serviços de mídia externa e/ou campanhas publicitárias com essas características, esteja atento e imediatamente denuncie à Polícia Civil. Em caso de dúvidas, entre em contato por um dos nossos canais oficiais constantes neste site.